Recentemente fizémos uma experiência que demonstra o comportamento das antocianinas que dão cor à couve roxa. É uma experiência muito simples, que todos podem fazer em casa pois apenas envolve materiais que podem adquirir em qualquer supermercado.
Aquecemos 3 recipientes contendo cada um com 1 litro de água. Um deles ficou apenas com água da torneira, a um outro adicionámos 5 g (aproximadamente 1 colher de chá) de bicarbonato de sódio (meio básico) e finalmente ao outro adicionámos 15 ml (aproximadamente 1 colher de sopa) de vinagre (meio ácido).
Quando a água começou a ferver, deitámos em cada um deles um pedaço de couve roxa e deixámos ferver durante 5 minutos. Aqui ficam duas fotos que ilustram o que vimos no copo com bicarbonato de sódio e no copo com vinagre. No copo apenas com água, esta ficou azulada.
Como se pode ver o pH influencia bastante a cor da couve no final.
(em cima à esquerda - couve cozida em água com vinagre; em cima à direita - couve cozida em água; em baixo - couve cozida em água com bicarbonato de sódio)
Mas não só a cor, no caso do pH básico também a textura mudou. Podem ver na foto acima que a couve de baixo (cozida na água com bicarbonato) se está a desfazer. De facto, alguns compostos que dão consistência aos tecidos vegetais - as pectinas e hemiceluloses - passam a ser solúveis em meio básico e a couve cozida nessas condições fica muito mais mole e desfaz-se facilmente. A adição de bicarbonato faz também com que os vegetais percam mais vitamina C ao serem cozinhados.
No final, juntando ácido ou base à agua de cozer da couve, conseguimos obter soluções com várias cores. De facto como a cor das moléculas de antocianinas varia com o pH do meio, elas podem ser usadas como indicadores de pH.
Parabéns pela matéria muito interessante. Posso postar em meu blog?
ResponderEliminarUm abraço!!!