quarta-feira, 10 de março de 2010


De 2006 a 2009 estivémos envolvidas, colaborando com a equipa da Ciência Viva, no projecto Pollen: Seed Cities for Science. Um projecto europeu, em que participavam 12 países, e que tinha por objectivo, partindo da escola mas envolvendo a comunidade e a família, motivar e despertar o gosto pela ciência. Pretendia-se lançar sementes de ciência que, ao germinarem, dessem origem a belas "plantas" chamadas maior cultura científica, mais interesse por estudar ciência, um ensino da ciência mais eficiente...

O projecto Pollen foi considerado pelo “High Level Group on Science Education” da Comunidade Europeia um projecto de referência para a promoção da educação científica e cultural na Europa.

A equipa da portuguesa usou principalmente temas relacionados com alimentação e cozinha para desenvolver actividades de ensino experimental da ciência para o ensino pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico. Um dos objectivos era ainda envolver as famílias.
http://www.cienciaviva.pt/Projectos/pollen/

No âmbito deste projecto foi escrito um livrinho com experiências para fazer em família. Foi publicada uma versão em português e uma outra em inglês. Dado que o objectivo é que chegue ao maior número possível de pessoas, estes dois livros estão também disponíveis on-line. Aqui vos deixamos os links:

Aprender ciência de forma divertida e saborosa

The fun-flavoured way to learn science

Sem comentários:

Enviar um comentário