sexta-feira, 26 de março de 2010

"A Cozinha é um Laboratório" nas escolas (2)

Temos ido a algumas escolas nas últimas semanas, embora não tantas como as que gostaríamos e nos convidaram. Temos pena de não poder aceitar todos os convites, porque é sempre um prazer ir a uma escola.

Recentemente estivémos na Escola Secundária Rainha D. Leonor em Lisboa, a convite do André, da Catarina, do Fábio, da Inês e do João. Conversámos sobre ciência, sobre a "A Cozinha é um Laboratório", e no fim fizémos algumas experiências cujos resultados, como não podia deixar de ser, foram sujeitos à avaliação de todos.
Aqui ficam algumas fotos mas, para ver mais e ficar a saber algumas coisas interessantes, vão ao blog deles: www.ciencianasociedade123.blogspot.com





quarta-feira, 10 de março de 2010


De 2006 a 2009 estivémos envolvidas, colaborando com a equipa da Ciência Viva, no projecto Pollen: Seed Cities for Science. Um projecto europeu, em que participavam 12 países, e que tinha por objectivo, partindo da escola mas envolvendo a comunidade e a família, motivar e despertar o gosto pela ciência. Pretendia-se lançar sementes de ciência que, ao germinarem, dessem origem a belas "plantas" chamadas maior cultura científica, mais interesse por estudar ciência, um ensino da ciência mais eficiente...

O projecto Pollen foi considerado pelo “High Level Group on Science Education” da Comunidade Europeia um projecto de referência para a promoção da educação científica e cultural na Europa.

A equipa da portuguesa usou principalmente temas relacionados com alimentação e cozinha para desenvolver actividades de ensino experimental da ciência para o ensino pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico. Um dos objectivos era ainda envolver as famílias.
http://www.cienciaviva.pt/Projectos/pollen/

No âmbito deste projecto foi escrito um livrinho com experiências para fazer em família. Foi publicada uma versão em português e uma outra em inglês. Dado que o objectivo é que chegue ao maior número possível de pessoas, estes dois livros estão também disponíveis on-line. Aqui vos deixamos os links:

Aprender ciência de forma divertida e saborosa

The fun-flavoured way to learn science

segunda-feira, 1 de março de 2010

Com Água e Chocolate

Na página 103 de "A Cozinha é um Laboratório" começa um texto a que chamámos "Com água e chocolate".
Fala de uma doce espuma de chocolate que tem a particularidade de ser feita apenas com água e chocolate. A técnica deve-se a Hervé This e foi desenvolvida com base no conhecimento da composição do chocolate e das propriedades de emulsões e espumas, ou seja, com base em conhecimento científico.
Não é coincidência este texto vir imediatamente a seguir a outro denominado "Uma espuma de chocolate" e que fala da mais comum mousse de chocolate. Esta seguindo uma técnica desenvolvida empiricamente, mas cujos passos podem ser explicados com base no conhecimento científico.

Na cozinha do ABCiência cozinhámos a espuma de Hervé This.

(Lamentamos, mas de momento o vídeo não está disponível, se voltar a estar colocaremos aqui o link.)

Forum Romeu Correia - Almada

No dia 26 de Fevereiro estivémos no Forum Romeu Correia em Alamada para uma sessão no âmbito do Projecto Leituras para as Ciências e Tecnologias no Ensino Secundário, a conversar com um grupo de cerca de 70 estudantes do ensino secundário de Almada.

Uma oportunidade que muito agradecemos. Gostamos muito de participar em actividades com escolas e gostámos também muito de conhecer o Forum Romeu Correia.

Sessão de Autógrafo - Livraria Bertrand. C.C. Vasco da Gama




Sessão de Lançamento - Livraria Bertrand - Av Júlio Diniz - Porto

Foi bom estar no Porto! Gostámos de ver alguns amigos e colegas, conversar sobre o livro e saborear alguns doces!